quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

OUVE AVANÇOS NA SAUDE DA REGIONAL PATOS -DIZ PRESIDENTE DA COMISSÃO INTERGESTORES


O presidente da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, Rubens Marques das Neves, secretário de saúde de Desterro-PB fez um balanço positivo de 2013 em relação à atuação dos municípios da regional Patos no tocante à saúde.  “Foi um ano de muitas discussões e construção de uma saúde pública mais acessível, com maior resolutividade”, enfatizou.
Ele destacou, durante as reuniões dos secretários de saúde dos 24 municípios que compreendem a 6ª Gerência Regional de Saúde, os projetos de aumento no número de unidades do PSF, NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, ampliação de mais CEO – Centro de Especialidades Odontológicas e a vinda dos médicos cubanos, que já começam a atuar nas localidades que solicitaram no Programa Mais Médicos.
As discussões em torno da Rede Cegonha, que visa dar maior segurança às mulheres e crianças até dois anos e o PMAQ, que contribui, com recursos federais, nas melhorias físicas e de equipamentos para as unidades básicas de saúde, foi outro ponto destacado por Rubens. Diz que além da melhoria dos serviços do PSF, há a questão da garantia, de acordo com o planejamento do município, de gratificar os agentes de saúde. “Alguns município já aprovaram a lei destinando parte dos recursos do PMAQ para os agentes, como forma de incentivo a esses profissionais que estão diariamente em contato com a comunidade e conhece bem a problemática de cada família, suas maiores necessidades”, explicou.
A chegada de 2014 trará novas demandas dos municípios, segundo Rubens. Uma delas, como prevê portaria ministerial, será a implantação de novas unidades de saúde, o que ampliará em mais cerca de  40 a 50 unidades na regional Patos, os projetos ainda estão sendo concluídos para ser remetidos ao Ministério da Saúde.
A educação permanente também será algo importante no início do ano, entre janeiro e fevereiro devem iniciar novas capacitações para os profissionais dos municípios. Novos concursos públicos devem acontecer para a composição das equipes do PSF que vão surgir.

Sobre as reuniões da CIRs o secretário disse que são momentos importantes nos quais são apresentadas as principais necessidades de cada localidade, sendo o local de onde parte a construção dos projetos que vão contribuir para os avanços na qualidade dos serviços oferecidos à população. 
Marcos Eugênio - Assessoria da 6ª Gerência de Saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário