sábado, 21 de dezembro de 2013

RAZÃO PARA EVASÃO ESCOLAR


Não precisa ser inteligente para saber que para manter alunos nas escolas públicas um dos fatores primordiais é a sua infraestrutura. Pode até ter bons mestres, mas se não tiver uma acomodação satisfatória para o aluno, esse dificilmente ficará. E se for feito atualmente um levantamento minucioso em nosso estado, poucas são as unidades escolares que atualmente se enquadram dentro nas normas exigidas pelos órgãos competentes da educação. A maior parte está sucateada, alimentação de péssima qualidade (para os alunos) e professores sem a mínima qualificação.



Recentemente, nas minhas andanças pelos bairros de Patos, o faro jornalístico me impulsionou para dar um entradinha na Escola municipal  Sabina Freire, na saída para Piancó. Aparentemente, ou melhor seu visual, demonstrava claramente que tudo estava um mar de rosas, porém, seu interior, me fez relembrar aquele velho ditado: Não devemos julgar nada pelas aparências. Só tinha mesmo a aparência porque seu interior está uma lástima. Como mostra as fotos, Escovôdromo sem funcionar, pias da mesma forma, portas dos banheiro o ferrugem consumindo, cupim devorando a madeira e o pior, os poucos alunos que ainda restam, tomando água de filtro com provável uso de copo plástico coletivo. Essa mesma escola, segundo uma fonte, iniciou com 320 alunos, tendo atualmente, menos de 70. O que significa essa evasão, a total falta de infraestrutura que a referida escola não vem oferecendo aos alunos.



Depois de constatar a péssima situação em que se encontra a Sabina Freire, cabe aos órgãos competentes da educação fazerem uma fiscalização pente fino em todas as unidades e naquelas onde forem encontradas irregularidades, saber aonde vem sendo aplicado os recursos do PDE/PDDE que são justamente para serviços de manutenção e outros das escolas. Para isso, em cada uma tem um Conselho Escolar e a seus membros foi dado total poderes para cobrar, fiscalizar e exigir que as unidades funcionem dentro dos padrões exigido por Lei e não como eles pensam conjuntamente com alguns diretores. “Conselho Escolar de Educação” que em muitas escolas vem deixando a desejar. De benfeitoria o que essa escola recebeu depois de sua inauguração no governo Rivaldo Medeiros? Alguém sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário